ENTREVISTA PARA EMPREGO
Autor: João Luiz

É desnecessário descrever detalhadamente o momento atual em que estamos vivendo no que se refere à questão do emprego: Desemprego e falta de perspectivas cada vez maior, em todos os segmentos da sociedade, independente do nível de escolaridade ou posição social. Não convém agora estender-se nas causas mas nas providências que cada um pode tomar para melhorar suas chances de se empregar e prosperar diante de tantas incertezas.
Não adianta nada saber emails de empresas que estejam contratando se não tiver um currículo bem elaborado e adequado à vaga pretendida, assim como de nada serve ar chamado para uma entrevista e perder nestes etapa por estar despreparado. Mas como se preparar adequadamente para a entrevista individual e dinâmicas de grupo? O que o recrutador espera de você? O que ele procura?
Em uma entrevista, o maior desafio e seu maior concorrente é você mesmo. No nosso dia-a-dia estamos acostumados a viver em um ambiente relativamente seguro, conhecido e controlado por nós ou por alguém de nosso grupo. Neste ambiente, todos evitam situações que provoquem algum tipo de atrito, então quase tudo é relevado. Quando nos sentimos ameaçados costumamos revelar nossa verdadeira natureza, pois sabemos que não seremos excluídos desde grupo.
Uma entrevista costuma simular situações que poderão ser vivenciadas pelo candidato a vaga, então o recrutador provoca cada candidato para que ele saia de sua dona de conforto e mostre sua verdadeira natureza. E esse é um dos receios que muitos tem: serem desmascarados em público ou denunciarem suas fragilidades.
Outro ponto de fragilidade agora candidatos acontece quando ele tem que falar de si mesmo, de seis pontos fortes e pontos a serem melhorados. Também no nosso cotidiano não costumamos falar de nós mesmos. Falamos de tudo e de todos, aonde costumamos aparecer como heróis que vencem todas as batalhas; e quando perdemos alguma batalha, a culpa sempre é do outro. Na entrevista estamos em um ambiente de competição, em que cada um tentará mostrar o que acha que tem de melhor e fará de tudo para ocultar suas falhas, tentará também fazer com que seu concorrente sinta-se já derrotado diante dele.
Então, já sabemos que teremos que nos revelar e um recrutador experiente saberá das estamos tentando ocultar algo. Para que nos sintamos seguros no momento da entrevista, temos que conhecer a nós mesmos, o que temos de bom, quais nossas falhas e o que temos feito para sana-las (de nada adianta conhecer seus pontos fracos e não tomar nenhuma providência para melhora-los, pensará assim também o recrutador).
Devemos conhecer nossos verdadeiros talentos e o que nos motivará a levantar, sair de casa e passar horas no mesmo ambiente de trabalho ou executando aquelas atividades para as quais você será contratado.
A empresa não vai querer contratar alguém com tendências a ser um sindicalista lá dentro ou alguém que gosta de provocar discórdias. Eles vão querer alguém se de adeque as políticas da empresa e chegue para somar e fazer além do que for mandado, mas sempre sabendo obedecer a hierarquia do lugar. Alguém que saiba aliar suas experiências pessoais e profissionais as necessidades da empresa.
Uma resposta que você deve ter sempre em mente é a seguinte: Qual o motivo que a empresa tem em te contratar no lugar de outro candidato? Por que você seria a pessoa certa? Ou que te motivou a procurar aquela empresa? Falta de opção não deve se a resposta. Uma possível resposta é que a proposta da empresa e a vaga pretendida atende às sua expectativas e necessidades.
Lembre-se: Assim como você que ocupar uma vaga de emprego, a empresa precisa de alguém para executar a tarefas para às quais você está se candidatando.

Comentários