CRISE, DESEMPREGO E CRIATIVIDADE
Autor: João Luiz

Na época em que vivemos, diante de tantas incertezas, é difícil para muitas pessoas "enxergar uma luz no fim do túnel" que não seja um tem vindo em dia direção. Mas enquanto uma só lamentam, esperando uma decisão do governo que poderá mudar suas vidas para sempre, outros utilizam seus talentos e seu puder de perceção para enxergar oportunidades de negócio muito lucrativo, sem ter que gastar grandes fortunas ou depender da benevolência de algum particionador ou de incentivos governamentais. E para ilustrar isso, temos dois exemplos bem atuais: o WhatSapp e o Uber.
É inegável o fato de que o WhatSapp e o Uber já fazem parte da vida de muitas pessoas ao redor do mundo. Mas o que estes dois aplicativos tem em comum? Eles tiveram início da simples ideia de compartilhar algo entre as pessoas. Seus idealizadores criaram aplicativos que pudessem servir aos outros, sem ter grandes pretensões de gerar fortunas. Talvez por terem pensado em servir, de algum modo, ao seu semelhante, suas ideias frutificaram tanto.
Ao invés de ficar esperando que alguém lhes desse uma oportunidade de mostrar seus talentos, eles mesmos roçaram suas iniciativas e os resultados todos já conhecem.
O que está exemplos nos ensinam? Devemos fazer aquilo que gostamos e investir nossos esforços em áreas que conhecemos bem, estar atentos às ameaças e oportunidades de negócio a nos volta. Até mesmo aqueles que pensam em e empregar e conseguir um bom salário, devem antes as perguntar o que ele mesmo trem a oferecer a empresa ou a um cliente e que possa atender as necessidades deles.

Comentários